Projetos

Conheça os projetos desenvolvidos e realizados pela ou para a APACE, em prol da acessibilidade e inclusão das pessoas cegas e com baixa visão

CÂMERA ESCURA - a fotografia além dos olhos

Objetivo:

O objetivo do projeto é ensinar fotografia para pessoas portadoras de deficiência visual, através de oficinas que possam apresentar novas perspectivas que demonstrem que a Fotografia vai muito além da capacidade de ver o mundo através do sentido da visão.

Há inúmeros deficientes visuais que através de estudo e orientação, se tornaram bons profissionais na área da fotografia ou a tem como hobbie, lazer ou fazer artístico. Ainda, entendemos a importância da fotografia e das artes como um instrumento potente de desenvolvimento pessoal, autoestima, socialização, reivindicação do mundo visual, revelar percepções e emoções.

Também entendemos fotografia como um modo de pertencer ao mundo, assim como a importância e validação dos demais sentidos para a construção de sentido e imagens, e não tão somente o sentido da visão.

Descrição:

A metodologia adotada para a realização do ensino de fotografia é a linguagem e descrição. Através da orientação de dois profissionais da fotografia – Diogo Zanatta e Fernanda Cacenote -, os oficineiros irão ser conduzidos na prática da fotografia, sendo orientados sobre a parte teórica e posteriormente, guiados na execução prática. Serão cinco oficineiros indicados pela instituição APACE.

O Projeto ocorrerá em 5 (cinco) meses. Sendo 1 (um) mês de pré-produção; 2 (dois) meses de produção (Oficinas e início de gravação mini doc); 1 (um) dia de painel com especialistas e apresentação do mini documentário; 1 (um) mês de Exposição.

Responsáveis pelo Projeto:

Diogo Zanatta Vieira, Fernanda Cacenote, Larissa Marta, Daniele Zanatta Vieira, Douglas Pádua de Lima (DLM Filmes), Marcos Antonio Leite Frandoloso, André Luiz Arnold Mader